.jpg)
Sobre
"Ninha é apelido: Ana, com carinho, vira Aninha. Nome íntimo.
Tão íntimo e carinhoso quanto apelido é o toque, e é justamente de toques que se fez Ninha. Da troca entre mãos e barro e de uma mão para outra."
Ninha é um ateliê de cerâmica conduzido por Ana Lima, artista e designer graduada pela Belas Artes de São Paulo. Natural de São José dos Campos (SP), atualmente vive e trabalha em Florianópolis (SC), onde se dedica à criação de obras que nascem de uma curiosidade e admiração pela natureza, vindas desde a infância.
A partir da contemplação dos elementos e ciclos naturais, Ninha busca traduzir a beleza que enxerga na natureza em peças cerâmicas com o propósito de tornar o encantamento pela vida parte do cotidiano. Cada peça é concebida através de um processo artesanal e intuitivo, em que tempo e matéria também são considerados agentes ativos na criação.
Os trabalhos carregam, além de uma inspiração estética, o reconhecimento de aspectos intrínsecos comuns a todas as formas de existência, inclusive à natureza da cerâmica: a fragilidade coexistente com a força, o caráter cíclico da matéria e a aceitação da ação do tempo. São criações que partem do princípio de que todos temos uma mesma origem e, assim, somos feitos de algo em comum.
Histórico, exposições e premiações
Seu contato com a cerâmica iniciou-se em 2019, durante a faculdade. Desde então, tem se aprimorado continuamente, estudando com professores da área e desenvolvendo suas próprias experimentações em seu ateliê estabelecido no final de 2022.
Em 2024, foi vencedora do 9º Prêmio Objeto Brasileiro, selecionada para a 54ª Exposição de Arte Koguei Bunkyo (SP), integrou a exposição Futuro Primitivo na Galeria Cosmos (Balneário Camboriú, SC) e a mostra CasaCor SC.
No ano anterior, foi contemplada no Salão de Artes Visuais de Jacareí (SP), conquistando uma premiação em sua categoria. Também participou do 3º Salão Ceramistas do Brasil e do leilão Cerâmica pela Vida.